PARCERIAS (IM)PROVÁVEIS

De um lado MC Guimê, de outro Alok. Um duo pouco provável pela diferença de sonoridade, mas possível. Possível porque na música eletrônica misturar é a ordem do dia, não há pudor.  Isso é legal.

E as parcerias (im)prováveis nascem assim, pela troca de experiências. Quem diria que, um dia, o empresário, produtor musical e rapper Puff Daddy fizesse uma parceria com o respeitadíssimo Produtor/Dj de techno Guy Gerber? E, mais ainda, que renderia frutos com um álbum impressionante?

Puff já estava antenado, quando no álbum de seu alterego P. Diddy “Last Train to London” samplearia uma das faixas do respeitadíssimo Produtor e Dj de techno Guy Gerber.

Resultado, os caras se encontram, criam um projeto juntos e lançam o impressionante álbum “11:11”, o qual definiram com um disco de dance underground, percebe-se um flerte absurdo com o techno e o experimentalismo. Separei até um documentário da “thump” para vocês darem uma olhada.

As parcerias no mundo da eletrônica não são novas, temos exemplos diversos, dentre eles destaca-se a trilha sonora do filme Spawn (1997). Uma adaptação dos quadrinhos que foi um verdadeiro fracasso de bilheteria.

O que salvou o filme foi a soundtrack, juntando grandes nomes do rock e metal com a galera de música eletrônica da época.Um verdadeiro presente aos ouvidos e as pistas agradeceram.

E tem para todo o gosto, desde a união brutal do Slayer com Atari Teenage Riot, como Filter vs Crystal Method; Kirk Hammett vs Orbital; Metallica vs Dj Spooky; Tom Morello vs Prodigy; Mansun vs 808 State; Goldie vs Henry Rollins; Silverchair vs Vitro; Dust Brothers vs Korn; etc.

O disco você ouve aqui embaixo:

O último álbum do Daft Punk, o já clássico “Random Access Memories”  lançado em 2013, contou com parcerias de grosso calibre, o produtor Giorgio Moroder, o guitarrista Nile Rodgers e o cantor Pharrel Williams.

Giorgio, nome conhecido pelos timbres eletrônicos na década de 70, foi produtor de “I Feel Love” da Donna Summer e de músicas lendárias como “Chase” do filme Expresso da Meia Noite, uma referência para a música eletrônica, produziu o álbum e foi homenageado na faixa “Giorgio by Moroder”. Nile Rodgers, ex-guitarrista da banda Chic, também da era disco, funk 70 deixou a sonoridade “wacka wacka” de sua guitarra no disco e a voz do cantor pop de sucesso Pharrel Williams emplacaram hits como “Get Lucky” e “Lose Yourself to Dance”.

Mas não foi só isso, na apresentação do Grammy 2014, os caras contaram com outro mestre Stevie Wonder. Tão com moral!

Outra parceria foda é a dos Chemical Brothers e Noel ‘Oasis’ Gallagher. Os irmãos químicos já faziam sucesso nas raves inglesas na década de 90, principalmente após o lançamento do primeiro álbum. Eles também eram citados como influência por Bono ‘U2’ Vox e Madonna.

Mas foi ao som de “Setting Sun” do álbum “Dig Your Own Hole”  com os vocais de nada mais, nada menos que Noel Gallagher – o guitarrista e vocalista da banda mais famosa do rock britânico daquela década, o Oasis – que os caras chegaram ao mainstream!

Logo a música subiu ao topo das paradas americanas e européias. A fama lhes rendeu, inclusive, um processo de direitos autorais devido semelhança a clássica música “Tomorrow Never Knows” dos Beatles, última faixa do álbum “Revolver”. E cá entre nós, eu também achei idêntica, inclusive a voz do Noel lembra muito a do John Lennon. Mas acabou que os brothers venceram nos Tribunais.

Depois de tanto sucesso, óbvio que renderia uma nova parceria, agora no álbum “Surrender” com a faixa “Let Forever Be”, que não teve a mesma repercussão da união passada, mas também é sensacional!

No Brasil, a união de artistas de diferentes estilos também rendeu frutos, Fernanda Porto e Dj Patife com “Sambassim”e, mais atualmente, o Dj/produtor americano Diplo veio aqui para uma possível parceria com Mc Bin Laden, além da cantora Anitta.

Então, como diria a própria Anitta “prepara” que ainda vem muita coisa pela frente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s