O Tom Progressivo dos Subtonic

O veterano Rogério Lima se uniu ao talento de Davi Milion, ambos paraenses, para formar o Subtonic, propagando a sonoridade Trance progressiva mundo afora.

Capa de "Brain Storm" Foto: Beatport
Capa de “Brains Storm”
Foto: Beatport

O EP “Brain Storm” saiu pela Alien Records em novembro do ano passado e traz três faixas autorais. O remix de “Money” do Pink Floyd se transformou no hino da dupla.

Os Apreciadores de Música Eletrônica conversaram com eles sobre o início de tudo, seus projetos e ambições.

A.M.E. – Rogério, como você e o Davi se conheceram?

ROGÉRIO LIMA: Nos conhecemos quando ele foi convidado pra tocar na boate Hache Club, momento no qual ainda nos encontrávamos na cena dos clubs. Ao migrarmos para o Progressive Trance decidimos produzir uma track para ver no que ia dar, a química rolou e decidimos começar a tocar juntos e desenvolver o live.

A.M.E. – O que significa Subtonic?

DAVI MILION: Na música, o subtonic é o grau abaixo da escala tônico, ou mais especificamente, uma tríade constituída por notas. A distinção entre o tom de liderança e subtonic foi feita por teóricos em meados do século passado.

A.M.E. – Quais as suas influências musicais?

ROGÉRIO LIMA: Desde muito novo fui acostumado a ouvir boa música por influência do meu irmão mais velho. Ouvia desde
Rock Progressivo, New Age, Musica Classica e Jazz, até projetos como Genesis, Yes, Rick Wakeman, Shadowfax, Andreas Wollenwaider, Jean Michel Jarre, Vivaldi, Mozart, Ravel, Pat Metheny, Jean Luc Ponty, Miles Davis, entre outros…
Depois disso fui curtindo também algumas coisas de Flash Back que não eram do meu tempo, mas como falei, por influência acabava ouvindo. algumas coisa tipo: Shalamar, Abba, Lipps inc, Giorgio Moroder entre outros…
Depois veio a liga dos eletrônicos: Pet Shop Boys, New Order, Depeche Mode, etc…

DAVI MILION: Minha infância foi sempre rodeada dos amigos músicos da minha mãe. Rodas de mpb, samba e bossa foram minha base enquanto músico. Como referência e admiração do gênero e-music: A-ha, New Order, Calvin Harris, Alok, Liquid Soul, Symbolic, Vertical Mode, Zyce, Astrix… Sem restrições entre os estilos.

A.M.E. – Quais as influências sonoras do projeto Subtonic?

DAVI MILION: Influências do House e do Psy Trance, sempre buscando criar um som alegre e pesado.

A.M.E. – Dessa mistura, como vocês podem definir a sonoridade do Subtonic?

DAVI MILION: Temos uma sonoridade que tem como embasamento a busca por um groove que apresenta uma certa “agressividade” nas batidas, complementada por melodias que buscam envolver o público de forma harmônica e, sobretudo, alegre.

A.M.E. – Qual a plataforma de produção que vocês utilizam?

DAVI MILION: Cubase 5.

A.M.E. – Alguma dificuldade enfrentada até agora?

DAVI MILION: Bem, as maiores dificuldades que enfrentamos na verdade, no meu ponto de vista, é a desvalorização no cenário local e dificuldade de deslocamento devido ao preço das passagens serem muito elevadas.

A.M.E. – Quais as expectativas do Subtonic?

DAVI MILION: Quando decidimos entrar de cabeça nesse projeto, nossa intenção sempre foi representar o norte e colocar o Subtonic dentre os melhores mundo a fora. O caminho é longo, mas estamos trabalhando arduamente pra chegar lá!

A.M.E. – Quais as expectativas de vocês DJs?

ROGÉRIO LIMA: Paralelo ao Subtonic tenho outros projetos em andamento. Um deles é o Trítono do mesmo seguimento (Progressive Trance) que pretendo colocar em evidencia tanto quanto o Subtonic, mas vamos por vez!

DAVI MILION: As melhores possíveis, a cada dia aprendendo algo novo e diferente, dividindo com meus amigos pessoais e profissionais experiências incríveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s