Eclipse Total

Você conhece Total Eclipse?

Essa banda formada em 1992 na França é um dos nomes mais importantes (leia-se influentes) da cena trancer. Bem como Hallucinogen e Green Nuns Of The Revolution, seus membros produziram a base de muita coisa que ouvimos e vivemos hoje em termos de som psicodélico de pista de dança nos mais variados gêneros.

Tudo começou quando o francês Stephane Holweck, em meados dos anos 1980, se juntou a Ben Watkins para montar o Electrotete: projeto integralmente dedicado às batidas que fez a festa de muito maluco nas beiras de praia de Goa. Suas fitas (sim, k7!) chegaram lá através de Djs e produtores amigos. Lançaram alguns singles e EPs (inclusive um pela Warner Music inglesa intitulado “Arjuna Dawn”). Ao lado de Nick Burton formaram o Juno Reactor em 1992. Na mesma época, Stephane conheceu Serge Souque numa festa em Paris: num piscar de olhos escreveram duas faixas, as produziram num estúdio e dessa união nasceu o Total Eclipse. Não demorou para que Loic Vanpoucke se juntasse ao grupo.

total eclipse
Total Eclipse em formação original.

Os primeiros sons saíram tanto pela Dragonfly Records quanto pela TIP (do ícone Raja Ram) em formato single e em algumas compilações. O álbum de estréia (“Delta Aquarids”) é indicadíssimo para quem quer conhecer o som dos caras.

Não se restringiram ao Goa Trance puro. Em 1999 lançaram “Access Denied” pela Blue Boom, explorando a sonoridade Downtempo. “Violent Relaxation” (1996), “Update Files” (2003) e “Tales Of The Shaman” (2009) completam a discografia de estúdio.

Stephane Helweck. Foto: Psytraveller.net
Stephane Helweck.
Foto: Psytraveller.net

O Total Eclipse se mantém ativo até hoje como projeto-solo do Stephane se apresentando em celebrações do mundo todo e produzindo sons. Tive a oportunidade maravilhosa de assisti-lo pela primeira vez na 9ª edição do Universo Paralello em 2008, durante as primeiras horas de 1º de janeiro. “Le Lotus Bleu” ficou marcada na memória. Absolutamente inesquecível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s