A Incursão Eletrônica do Maestro Sakamoto

Ryuichi Sakamoto é um nome que dispensa grandes introduções. Esse músico, compositor e ator fantástico nasceu em 17 de janeiro de 1952 em Tokyo, no Japão, onde iniciou carreira como integrante da Yellow Magic Orchestra nos anos 1980. Sakamoto é responsável por temas espetaculares de trilhas sonoras de filmes como “Furyo” e “O Último Imperador”. Sua discografia oficial ultrapassa os 170 lançamentos entre álbuns, singles, EP’s e participações em coletâneas.

Alva Noto é na verdade Carsten Nicolai. Alemão, nascido no dia 18 de setembro de 1965 em Chemntiz, trabalha com artes visuais e produção de música eletrônica mínima – o que ele chama de “microsounds”. Estudioso fiel da visualização do som, constantemente cria instalações artísticas e participa de eventos importantes do meio como a Biennale di Venezia e o SF MoMA.

Imagem

Em 2002 esses dois gigantes firmaram parceria e escolheram o selo alemão Raster-noton (nascido da fusão do Rastermusik com o Noton, de propriedade do Alva Noto) para mostrá-la ao mundo. “Insen” é o segundo fruto dessa mágica união que em 2004 rendeu o “disco do ano” (com “Vrioon”) pela publicação inglesa The Wire. O álbum é uma obra-prima mínima, meticulosa e frágil que fora composta entre um estúdio no westside de Los Angeles e a barulhenta Berlim, lançado em março de 2005. Graves poderosos e zumbidos sintetizados dividem espaço com sutis notas de piano e cuidadosos chiados eletrônicos experimentais.

O sucesso rendeu uma turnê grande e em outubro do ano seguinte foi lançado o DVD “Insen Live” com quinze faixas retiradas de shows que a dupla realizou na Casa da Música do Porto em Portugal e no Sonar Festival de Barcelona. O áudio merecidamente é Dolby Digital 5.1 Surround Sound e na tracklist do DVD estão inclusas faixas inéditas.

Sensacional!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s