O Sincronário da Paz ensina que o Tempo é Arte

Dentro do universo da música eletrônica há os eventos de arte e cultura alternativa que exploram a exibição e apresentação de vários contextos artísticos e culturais, que enriquecem a imaginação e percepção com suas variações expressivas. Uma dessas é a expressão do Sincronário da Paz, movimento artístico que sugere uma transformação na percepção do tempo através da mudança do calendário vigente por um calendário harmônico chamado de “Sincronário de 13 Lua de 28 dias, ” ou Sincronário da Paz.

calendario maia

A ideia é simples. Consiste em nos fazer compreender que o tempo é medido pela humanidade de uma maneira desarmônica, fora dos ciclos naturais que regem diversos movimentos no planeta e em nós. A desarmonia pode ser percebida pela maneira que calculamos a quantidade de dia de cada mês, se olharmos bem, não é possível dizer com exatidão quantos dias são necessários para contar um mês. Meses com 28 ou 29, 30 e 31 dias, são variações desarmônicas e não proporcionam uma percepção mais profunda acerca do tempo, pois constantemente nos perdemos em sua contagem intuitiva.

Para encontrar a harmonia do tempo, como sugere o Sincronário da Paz, é necessário passar a vê-lo como uma medida certa e precisa, assim como todas as outras medidas do universo. E assim é proposto dividir o ciclo solar que chamamos ‘Ano’ em 13 meses de 28 dias. Assim todos os meses terão exatamente 4 semanas. Cada semana começando no que seria o Domingo (Dali) e terminando no que seria o sábado (Sílio). Para estes dias da semana chamamos Plasmas radias.

Além dessa medida básica de contagem do tempo, que seria o aspecto material do tempo ou a contagem dos dias, temos também o aspecto espiritual do tempo, que é chamado de Kin. Kin é uma pessoa, um dia, um ano, uma flor. Kin é uma unidade de tempo que contém os aspectos materiais e espirituais. O calendário é contado através da contagem dos Kins, e assim vão formando as semanas, os meses, os anos, as décadas e assim por diante. Você pode descobrir seu Kin através de sua data de nascimento.

Talvez vocês estejam perguntando: Mas 13 meses de 28 dias somam apenas 364 dias. E a Terra leva 365 dias para girar ao redor do Sol. O que acontece com esse dia que falta?

É o seguinte, este dia é o Dia-Fora-do-Tempo, dia de celebração da paz e cultura através da arte. É um dia mágico que não está na contagem do Sincronário, e retomaremos esta contagem no dia seguinte ao Dia-Fora-do-Tempo. Este é um dia tão mágico e especial que coisas maravilhosas acontecem. Para dar um exemplo, em 2007 eu fui ao primeiro festival de arte e cultura alternativa de minha vida, em Carolina-MA, e nada conhecia sobre o Sincronário da Paz. Todos os dias transcorreram antecedendo o Dia-Fora-do-Tempo, mas quando ele chegou, o clima de celebração da paz e da cultura através da arte me dominou por completo e me transformou em um ser artístico, malabarístico, um pouco místico, recebi um Don. Voltei do maranhão com a semente das artes em mim e dela brotou um malabarista criativo que aqui vos escreve. Meu kin é o 193, caminhante do céu espectral vermelho.

Como disse no início deste texto “Dentro do universo da música eletrônica há os eventos de arte e cultura alternativa que exploram a exibição e apresentação de vários contextos artísticos e culturais, que enriquecem a imaginação e percepção com suas variações expressivas.” E isso é fantástico e maravilhoso, lindo de se mostrar, trabalhar e compartilhar. Sem falar nas incontáveis possibilidades artísticas nas mais diversas linguagens, que podem ser inseridas, cultivadas e exibidas, só por conhecer uma pontinha deste contexto sincronístico. Viaje um pouco nas Ondas de Zuvuya, descubra seu kin no Sincronário da Paz, deixe um novo tempo participar de sua mente.

Encontrei um site muito bom para estudar onde pude ler o Programa Piloto de Auto-Estudo elaborado pela Rede de Arte Planetária de Portugal (PAN-Portugal).strip_20_seals_65

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s