Os Sons Espaciais de Lucette Bourdin

Pesquisando sonoridade ambient em programas p2p encontrei uma verdadeira jóia que produziu como poucos e com muita intensidade: a francesa Lucette Bourdin.

Lucette foi pintora, artista visual e musicista, natural da França. “Foi” porque faleceu em 17 de fevereiro de 2011 vitimada por um câncer de mama, deixando um legado absurdo e riquíssimo de 23 discos. Tanta inspiração surgiu exatamente após o diagnóstico da doença em que pensou “se não fizer agora, quando farei?”.

Suas pinturas adornam as capas dos álbuns, retratando a natureza com cores sutis e especiais: iguais ao seu som. Neles geralmente ouvimos samplers gravados ao ar livre, harmonias sintetizadas e extraídas do cotidiano natural inseridas entre tantas camadas sonoras em perfeita harmonia.

Lançados pelos NetLabels Earth Mantra e o norte-americano Dark Duck Records, os álbuns estão disponíveis para download de graça no website do primeiro e para compra no segundo.

Podemos acessar as obras da Lucette no site oficial bem como comprando o livro “The Colors Of Sounds” com seus trabalhos selecionados. Vale muito a pena entender um pouco desse universo sonoro magnífico que ela criou utilizando meramente sua sensibilidade. Para poucos ao alcance de muitos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s