A Música Panorâmica da Ultimae Records

“Ambient” é termo autoexplicativo que denomina um gênero musical baseado na exploração e experimentação de timbres sonoros geralmente com o uso de sintetizadores eletrônicos, criando uma atmosfera que propicia o relaxamento, a elevação de pensamentos ou simplesmente o deleite e apuração dos sentidos.

Até onde se sabe foi o britânico Brian Eno em 1978 com o seu “Ambient 1: Music For Airports” quem pensou o termo e o citou como gênero de música, deixando de lado o estapafúrdio “Art Rock” como era chamado. Os sintetizadores naquela época já eram bastante utilizados nas produções da dance music e em álbuns um tanto conceituais de grupos influentes como Kraftwerk e Tangerine Dream, mas de maneira um tanto agressiva, forte, inconstante; bastante diferente da sonoridade atmosférica. Daí pra frente veio gente de peso como Vangelis, Jean Michel Jarre, Aphex Twin, figuras que adicionaram texturas e possibilidades ao gênero criando as mais diversas ramificações. Ambient Dub, Dark Ambient, Ambient House, Ambient Trance, todos bebem da fonte inesgotável dos sons relaxantes.

Nos anos 1990 houve o crescimento da cena trancer e com ela despontaram vários selos de música. O segmento Ambient Trance se fazia bastante presente nas festas mantendo sua força com o espaço chill out, porém a representatividade desses artistas era um tanto ofuscada e se resumia às gravadoras como Twisted Records, Spiritzone e Hooj Choons que na época comercializavam primordialmente sons para pista de dança. Sentindo a necessidade de expandir e elevar esse sub-gênero, cuja principal característica é a manutenção de um tanto de batidas por minuto (o que pode induzir ou não à dança) sem se distanciar jamais do relaxamento e da calmaria, foi que Vincent Villius e Mahiane aka Sunbeam fundaram em 2000 o sensacional Ultimae Records. Baseado em Lyon, na França, o selo possui um catálogo rico composto por 17 brilhantes compositores e 13 deejays, além de oferecer serviços profissionais em masterização, publicação e licenciamento de música, sem falar na lojinha eletrônica própria que dispõe de camisetas, lançamentos em digipack, vinil, áudio digital, coletâneas e boxes de CDs sensacionais provenientes do seu próprio catálogo e de outras gravadoras como a Axis Recs, Pingipung e All Saints.

Solar Fields, James Murray, Asura, Carbon Based Lifeforms e Circular integram o time musical da Ultimae. Inclusive a dupla que rege magistralmente essa empresa também faz música, mas isso é assunto para outra matéria.

Visite http://www.ultimae.com

Anúncios

Uma opinião sobre “A Música Panorâmica da Ultimae Records”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s